SIAF

O SIAF foi projetado para gerenciar as fundações de apoio responsáveis pela administração de projetos de pesquisa, desenvolvimento, ensino e inovação.

O controle do grande número de dados pertinentes a um projeto, o fluxo de documentos e o acompanhamento financeiro só é possível através de um sistema integrado, que contemple desde a criação do contrato/convênio, o registro das movimentações financeiras, a prestação de contas até o encerramento do projeto.

A legislação que regulamenta as fundações de apoio exige que as operações financeiras e contábeis, referentes aos projetos, obedeçam às diversas normativas legais.

O uso do Sistema SIAF garante a integridade dos dados, desde o fato gerador até a contabilização final, tornando a instituição eficiente na publicação das informações, controles, estatísticas e demonstrativos exigidos pelos órgãos de fomento, empresas contratantes e contratadas, entidades patrocinadoras e cumprindo com todos os requisitos da legislação.

Aplicação

Destinado às Fundações de Apoio que prezam a qualidade na prestação de serviços, buscam diminuição dos custos operacionais bem como eficiência na gestão dos projetos. O SIAF é um sistema concebido para apoiar a gestão das fundações de apoio de forma completa, atendendo o complexo ciclo de administração que caracteriza este tipo de organização.

Funcionalidades

O SIAF tem como objetivo informatizar as fundações, através do controle protocolar de documentos e de gerenciamento de projetos públicos e/ou privados. Os processos de workflow referentes aos convênios e contratos, manutenção de solicitações de compra e/ou importação, solicitações de pagamento, rubricas e seus remanejos, aportes financeiros, controle de bolsistas e prestação de contas são administrados pelo sistema. À estas funções integram-se sistemas administrativos de contabilidade, faturamento, custos, contas a pagar e receber, relatórios fiscais e controle patrimonial de bens.

Principais Características

  • Registro dos contratos e convênios, fontes de recurso, órgãos de fomento, características, áreas de atuação, prazos, rubricas, contas correntes e pessoas envolvidas nos projetos.
  • Registro dos gastos ( NFs, Recibos, Adiantamentos) e dos ingressos de receita (Ordens de Pagamento, Empenhos, Doações) e a quitação dos mesmos com a contabilização automática.
  • Controle do fornecimento e pagamento de bolsas de estudo, pesquisa, ensino e extensão.
  • Disponibilização de extratos, balancetes e demonstrativos das movimentações financeiras e saldos, aos coordenadores e órgão de fomento ou patrocinadores autorizados. Os coordenadores podem acompanhar a evolução do projeto através de consultas e emissão de relatórios.
  • Emissão de Termos de Guarda, Responsabilidade e Doação referentes ao patrimônio do projeto.
  • Gerenciamento de parcelas de contratos a receber, com emissão de Notas Fiscais e Recibos para ingresso de receitas.
  • Integração das verbas de receitas dentro das respectivas rubricas acordadas no convênio, com crédito e débito automático das respectivas taxas.
  • Integração bancária na efetivação de pagamentos, cobrança e conciliação contábil.
  • Estatísticas, cálculos de índices de risco, saldos médios, comportamento e análise de desempenho dos projetos através de ferramenta de BI pela diretoria da fundação.

Ficou interessado?

Saiba mais sobre o SIAF.