SIAF
SIAF
O SIAF foi projetado para gerenciar as fundações de apoio responsáveis pela administração de projetos de pesquisa, desenvolvimento, ensino e inovação.
O controle do grande número de dados pertinentes a um projeto, o fluxo de documentos e o acompanhamento financeiro só é possível através de um sistema integrado, que contemple desde a criação do contrato/convênio, o registro das movimentações financeiras, a prestação de contas até o encerramento do projeto.
A legislação que regulamenta as fundações de apoio exige que as operações financeiras e contábeis, referentes aos projetos, obedeçam às diversas normativas legais.
O uso do Sistema SIAF garante a integridade dos dados, desde o fato gerador até a contabilização final, tornando a instituição eficiente na publicação das informações, controles, estatísticas e demonstrativos exigidos pelos órgãos de fomento, empresas contratantes e contratadas, entidades patrocinadoras e cumprindo com todos os requisitos da legislação.
Aplicação
Destinado às Fundações de Apoio que prezam a qualidade na prestação de serviços, buscam diminuição dos custos operacionais bem como eficiência na gestão dos projetos. O SIAF é um sistema concebido para apoiar a gestão das fundações de apoio de forma completa, atendendo o complexo ciclo de administração que caracteriza este tipo de organização.
Funcionalidades
O SIAF tem como objetivo informatizar as fundações, através do controle protocolar de documentos e de gerenciamento de projetos públicos e/ou privados. Os processos de workflow referentes aos convênios e contratos, manutenção de solicitações de compra e/ou importação, solicitações de pagamento, rubricas e seus remanejos, aportes financeiros, controle de bolsistas e prestação de contas são administrados pelo sistema. À estas funções integram-se sistemas administrativos de contabilidade, faturamento, custos, contas a pagar e receber, relatórios fiscais e controle patrimonial de bens.
Principais Características